26/09/2010

Tirando a Poeira: A Lista de Schindler



A Lista de Schindler (no original em inglês, Schindler's List) é um filme de 1993 baseado no livro Schindler's Ark, de Thomas Keneally (o livro foi mais tarde renomeado para Schindler's List). O filme, dirigido por Steven Spielberg.
A história do filme é a seguinte: O exército polonês fracassou perante o exército alemão no início da Segunda Guerra Mundial na Europa. Judeus que viviam na Polônia foram transferidos para guetos. O filme começa com os judeus de todas as partes do país, ricos ou pobres, entrando em Cracóvia e submetendo seus nomes aos oficiais alemães esperando nas plataformas de trem com listas.
Conforme isso acontece, um forasteiro chega a cidade; seu nome é Oskar Schindler (Liam Neeson). Schindler, um homem de negócios sem sucesso da Alemanha, veio à Polônia com a esperança de usar a abundante força dos judeus e polacos no trabalho de manufactura para o exército alemão. Schindler logo causa uma boa impressão com as autoridades de ocupação, tornando-se membro do Partido Nazista. Ele faz-se amigo da SS e do chefe da polícia de Cracóvia, Julian Scherner (Andrzej Seweryn), e rapidamente pede favores para montar sua fábrica de esmaltados. Como braço direito, Schindler contrata o brilhante contador judeu Itzhak Stern (Ben Kingsley).
Depois de três anos, Schindler está rico. Mas os nazistas resolvem implementar a chamada "Solução Final", esvaziando o Gueto de Cracóvia e enviando os sobreviventes para um campo de trabalhos forçados em Plaszow,comandado pelo sádico Amon Goeth (Ralph Fiennes). Horrorizado com as atrocidades cometidas, Schindler decide usar sua fábrica para proteger o maior número possível de judeus. Nem que para isso tenha que gastar toda sua fortuna, e colocar em risco a própria vida.

Lembro que vi esse filme quando era bem pequena e a história do filme ficou bem marcada na minha mente, o filme é todo em preto e branco apresentando cores somente no prólogo e no epílogo, além de um vestidinho de uma garotinha que também ganhou cor (vermelha) e apareceu em algumas cenas.O título refere a lista de 1.200 judeus que Schindler contratou para trabalhar na sua fábrica, tirando-os dos campos de concentração.
O filme é realmente um clássico do Spielberg, foi vencedor de 7 merecidíssimos Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Pra quem não viu é um ótimo filme que merece ser visto por todos, principalmente se a pessoa gostar de filmes com conteúdo de história. ;)

468x60

2 comentários:

Luiz Scalercio [Responder Comentário] disse...

cara eu assistir 3 vezes esse filme,
e muito bom mesmo.
quando me pergunta se eu conheço um filme bom,
eu recomendo esse filme.
quero parabenizar oa seu trabalho do seu blog.
belissimas as dicas dos fimes que vc coloca no blog.
comente no blog
www.analucianicolau.adv.br

Amazônia Som Publicidade [Responder Comentário] disse...

Interessante post.... realmente me fez volta a tempo de criança, foi o tempo que eu assisti o longa... muito bom mesmo.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails