02/12/2011

Tirando a Poeira: O Iluminado


o iluminado

O Iluminado é um filme do diretor Stanley Kubrick filme de 1980, e se passa durante o inverno, quando um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo .
O filho do casal tem uma "iluminação" que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade.
O filme aborda assuntos como reencarnação, predestinação e previsão do futuro, obra que caracteriza otimamente a criatividade do seu diretor, refletida em cenas mundialmente conhecidas, mesmo sem saber se referentes ao filme.

o iluminado 1

O Iluminado é tido por muitos como o segundo melhor filme de Kubrick, e junto com 2001: A Space Odissey (br: 2001: Uma Odisséia no Espaço) e A Clockwork Orange (br: Laranja Mecânica), um dos mais populares.
O filme é realmente muito bom, para quem tem o coração fraquinho para filmes de terror com certeza vai ficar com medo de algumas cenas do filme.

o iluminado 4

E por falar em cenas a que aparecem as irmãs (8 e 10 anos) assassinadas foi considerada uma das cenas mais aterrorizantes da história do cinema. Jack Nicholson afirmou que nunca mais conseguiu livrar-se dos trejeitos do personagem.
Curiosidades:
Quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Foi quando, ao pesquisar nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "The Shining", de Stephen King, resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em filme.
No livro "The Shining" o apartamento onde o filme se desenrolava era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono do hotel onde O Iluminado fora filmado, que temia que as pessoas não mais alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado.
Stanley Kubrick rodou nada mais nada menos do que 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.
E ai quem se habilita a ver O Iluminado esse final de semana em?

o iluminado 3
468x60

2 comentários:

Luciene [Responder Comentário] disse...

Pois é, tá aí um filme q sei e acredito mesmo q seja uma obra do gênero. Mas cadê coragem pra assistir. M-E-D-O!!!

Anônimo disse...

@Luciene


Sem dúvida é uma obra prima com atuação do maior louco do cinema

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails