Realmente a década de 80 foi a mais animada na história do cinema ate hoje. Tivemos muitos filmes clássicos de filmes de ação, drama, comédia, ficção científica e é claro dos filmes de luta. Este foi o caso de “O Grande Dragão Branco” que foi lançado em 1988 estrelando Jean-Claude Van Damme e Bolo Yeung.
No filme Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) passou parte de sua vida treinando para participar de um grandioso (além de perigoso e ilegal) campeonato de artes marciais, o Kumite, onde os participantes podem até chegar a morrer. Frank avança no campeonato, e sabe que logo terá que enfrentar o mortal Chong Li (Bolo Yeung), o atual campeão assassino.

No cinema ou na Tv o filmes esta muito distante de apresentar atuações fantásticas dos protagonistas, o roteiro não enrola muito, transforma um menino que estava tentando roubar uma espada em um lutador rápido e mortal que vai lutar em um torneio na china com lutadores estranhos do mundo inteiro, sem muitos efeitos especiais as lutas ficam dependendo do jogo de câmeras para gerar o clímax das lutas.

A maneira como as lutas acontecem e o angulo das câmeras na hora dos golpes realmente funciona bem proporcionando momentos de muita adrenalina, ainda mais com os chutes acrobáticos de Van Damme.
Alguns jargões ficaram consagrados como: “Muito bom, mas tijolo não revida” (dita por Ching Li, quando Frank Dux quebra alguns tijolos como teste para entrar no torneio), a própria palavra Mate, que deve ser dita quando o lutador desiste do combate, 'é dita ate hoje e como não lembrar da performance física do peitoral de Chong Li, foi provavelmente a melhor atuação do filme.
“O Grande Dragão Branco” lançou Jean-Clode Van Damme para o cinema (o que eu não sei se foi um grande ato), e tornou-se um dos clássicos dos anos 80. Para quem gosta do gênero luta sem grandes historias, o filme é um prato cheio, com combates movimentados e de tirar o folego, com a trilha sonora dando grande ajuda.
A direção foi de Newt Arnold e teve participação de Forest Whitaker.
Algumas cenas do filme:
4 comentários:
kumite! kumite! kumite! kumite! kumite! kumite! kumite! kumite! kumite! kumite!kumite! kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!kumite!
Assisti muitas vezes este filme e pode ter certeza, MUITA, + MUITA gente começou a praticar lutas marciais porcausa deste filme.
EU comecei a lutar muay thai por causa dos filmes de van damme! ahahah! Brigava muito no colégio quando criança! pra mim é um bom ator!
Falta de pUrtigues aqui e mato!
Não to falando do Kumite!
Postar um comentário