26/12/2011

Crítica: Factótum – Sem Destino


Gostaríamos de agradecer publicamente ao leitor Rennan Rebello, por ter enviado este material.

factotum

Título original: Factotum
Título no Brasil: Factótum – Sem Destino
Lançamento: 2005 (Noruega, EUA)
Direção: Bent Hamer
Atores: Matt Dillon, Lili Taylor, Fisher Stevens, Marisa Tomei.
Duração: 93 min
Gênero: Drama
Sinopse: Henry Chinaski (Matt Dillon) é um homem que almeja em ser um escritor mas não consegue devido a sua instabilidade emocional e sua forma desregrada e despretensiosa de viver, acaba o fazendo seguir sem destino pela vida. factotum2

Factotum foi baseado em um livro clássico e homônimo de Charles Bukowski. O resultado final foi decepcionante. Eu assisti a um filme literalmente mal editado. Com erros de seqüências, deixando a trama solta e vazia. O diretor Bent Hamer pegou alguns capítulos do livro. Trocou as seqüências, mudou até a descrição do personagem Pierre (Didier Flamand) que no livro é maneta, Hamer moldou até o final da película.

Eu compreendo que um filme nem sempre será fielmente como o livro ou HQ. Mas desse jeito? Já achei demais ou, melhor achei de menos. Outro agravante foi a atuação de Matt Dillon como Henry Chinaski não convenceu. Este tipo de filme cairia melhor com alguém com o perfil do Mickey Rourke que já interpretou o Chinaski, em outro filme, no clássico Barfly (1987).
 
Pois bem, Factotum não chega a ser muito ruim porque se trata de Bukowski, mas não chega a ser bom, porque não foi Bukowski. Complexo, não? Então leia o livro e depois assista ao filme...

Nota: 5,5

Trailer

Rennan Rebello
CONTATOS:
@rennanrebello – rennan.rebello@hotmail.com


O Não entendo nada de cinema sempre estimula que os leitores nos enviem suas críticas ou resenhas para possíveis publicações.

468x60

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails