08/02/2011

Critica: O Discurso do Rei!!


O diecurso do rei - nao entendo nada de cinema

   É mais que comum encontrarmos filme com premissas muito fracas e que acabam coroadas com grandes atuações ou direções impecáveis ou uma montagem muito bem feita. No caso de “O Discurso do Rei” podemos encontrar todas estas características citadas reunidas.o-discurso-do-rei-700-525
   No filme Após a morte de seu pai, o rei George V e a abdicação escandalosa do Rei Eduardo VIII, Bertie que sofreu de um problema de fala debilitante toda a sua vida, de repente é coroado rei George VI da Inglaterra. Com o seu país na beira de uma guerra e precisando desesperadamente de um líder, sua esposa, Elizabeth, a futura Rainha Mãe, manda o marido para se consultar com um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois embarcam em um tratamento pouco ortodoxo e, eventualmente, formam um vínculo inquebrável. Com o apoio de Logue, sua família, seu governo e Winston Churchill (Timothy Spall), o Rei vai superar sua gagueira e proferir o seu mais importante discurso no rádio, inspirando o seu povo o_discurso_do_rei_2011_f_003e os unindo para a iminente batalha contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. Baseado na história real do rei George VI, “O Discurso do Rei” segue a busca do monarca para encontrar sua voz.
   O fato é que o filme não vai fazer muito alarde no Brasil, simplesmente por estar totalmente fora dos padrões blockbuster que a grande massa gosta. Neste filme, com uma direção quase que genial de Tom Hooper, não temos guerras, nem ação e nem uma carga emotiva muito grande, mas o público é presenteado com atuações brilhantes de Colin Firth e Geoffrey Rush, que acertadamente foram indicados ao Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente (não se espantes se Colin ganhar a estatueta).cena-do-filme-o-discurso-do-rei-1295963720554_300x300
   Embora o desenvolvimento individual da direção e dos atores sejam um brinde para o público a história não empolga, a relação de amizade desenvolvida por terapeuta e seu paciente, que vira Rei as vésperas da segunda grande guerra, permanece um tanto quanto artificial e algumas vezes a figura do Rei parece tão normal que ele pode andar pelas ruas sem ninguém o reconhecer ou importunar.
   As aparições de Winston Churchill e da pequena Elizabeth, a futura Rainha Mãe, são momentos historicamente marcantes, embora estas aparições sejam mínimas e esmagadas pelos personagens principais, o mesmo se adeque ao personagem de Helena Bonham Carter, que vive a esposa do Rei gago e até tenta fazer alguma coisa a mais pela história, mas sua Colin-Firth-em-O-Discurso-do-Rei--size-598presença ;e deixada de lado a maioria das vezes. 
   Sem dúvida “O Discurso do Rei” brinda os olhos de qualquer espectador com atuações e uma direção fora do padrão de filmes pop que somos obrigados a aturar a maioria das vezes, é uma pena que por este fato o filme não entrará no Hall dos melhores do ano, mas sem dúvida, caso isto aconteça, será uma grande injustiça de nossa parte.

468x60

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails